domingo, 2 de janeiro de 2011

Dormindo....

Amanheci, fui a missa, mesmo cansada, depois de uma noite "tarja preta". Não gosto muito delas! Me dão uma sensação de que não vi a noite passar.... que faltou alguma coisa... sei lá. Os sonos induzidos só servem quando não temos outra opção, e ontem eu realmente não as tinha. Apelei!
Quando retornei, ao ler o jornal, encontrei uma coluna bem legal, na Revista de Domingo, do jornal O Globo. A autora, Priscila Rozembaum, falava sobre insônia, ou "A filosofia do sono" como ela assim denominou. O texto todo vale a pena ser lido mas deixo aqui recortes do que achei mais legal.....


" A psicanalista dele disse que a insônia significa que temos algo muito importante a fazer e ainda não fizemos. Achei bonito aquilo, mas o difícil é descobrir o que eu não fiz! Tira o sono"


Imagina isso na minha vida, atleta, mãe, avó, enfermeira, amante, dona de casa, para fazer tudo de importante preciso de no mínimo mais 24hs no meu dia ou morrerei de insônia.


"Receita para insônia:

  1. Para dormir bem a noite, é necessário estar acordado durante o dia;
  2. Vencer a si mesmo dez vezes por dia, isto cria uma fadiga considerável, que facilita o sono.
  3. Dez vezes por dia você deve fazer as pazes consigo mesmo, porque brigado com consigo mesmo, em geral não se dorme.
  4. Há de encontrar dez verdades durante cada dia. Senão a alma fica com fome de verdade e certamente te dará uma dentada durante a noite;
  5. Dez vezes ao dia é preciso rir. estar alegre dez vezes. Senão teu estômago te incomodará;
  6. É preciso ter muitas virtudes para dormir bem, mas não esquecer de fazê-las dormir antes de você. Que virtude também lhe incomoda muito.
  7. É preciso fazer as pazes com os teus demônios e também com os demônios do próximo. Senão eles te atormentaram durante a noite. 
  8. Não cobiçar o homem da próxima.
  9. Não pecar contra a castidade (?)
  10. Não comer coisas pesadas antes de dormir.
E assim, cumprindo estas dez regras com honestidade e vigor, o sono virá como uma bem-vinda paulada na cabeça e te porá de boca aberta até o amanhecer.


Parei para pensar sobre as regras, e acho quase todas bem possíveis, com a exceção do item 9,  vamos combinar que já é totalmente pró-forma. Vou experimentar e depois conto pra vocês.


Ainda achei interessante a forma com ela referenciou o autor das regras... 


"Não foi elaborada por nenhum médico, e sim por um filósofo suspeito.... A propósito, ele é bigodudo e alemão. Chama-se Frederico Nietzsche."


Sendo assim, beijos e BOA NOITE!

Um comentário:

Unknown disse...

Bem, esse reverenciado filósofo de que você fala teve algumas dificuldades sérias na vida, não? De qualquer modo, se os conselhos dele funcionarem só espero a SUA experiência para tentar também! Valeu, querida!