terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ser mestre.
Por Elielso de Sousa

Neste dia do mestre eu gostaria de fazer um pedido aos grandes mestres que habitam o Olimpo.
Gostaria de ser realmente um mestre.
Deixaria de ser um simples trabalhador da educação, passaria a ensinar, não apenas a disciplina que suponho saber, mas ensinar principalmente sobre a vida.
Gostaria de ser um agricultor e plantar conhecimento.
Gostaria de deixar de ser alguém que gosta de rabiscar desenhos no papel e ser um pintor de verdade, pintando a vida mais colorida. Gostaria de ser escultor para esculpir a felicidade.
Gostaria de ser arquiteto para que o saber fosse visto realmente como uma construção sólida e bonita.
Gostaria de ser um super enfermeiro para cuidar das feridas provocadas pela falta da educação e médico para curar a ignorância.
Gostaria de ser um biólogo para ser exemplo de como cuidar da terra e de todos os seres vivos. Gostaria de ser um psicólogo sagaz para rapidamente compreender as necessidades das pessoas.
Gostaria de ser um bom motorista para guiar uma grande condução para levar meus alunos a todos os laboratórios do mundo e da vida.
Gostaria de ser um advogado para defender os direitos daqueles que gostariam de aprender e promover a justiça necessária aqueles que se aproveitam das verbas da educação.
Gostaria de deixar de ser alguém que gosta de filosofia e ser um filósofo para difundir novas teorias e pensamentos revolucionários.
Gostaria de deixar de ser um professor popular legal e passar a ser um bom exemplo de profissional, de homem e de ser humano.
Gostaria de deixar de ser um simples trabalhador e ser respeitado enquanto um grande profissional, responsável pela profissão que escolheu.
Gostaria de deixar de pedir as pessoas para que me permitam falar e ouvir alguém me pedir para que eu exponha minhas idéias.
Gostaria de deixar de ser um simples professor que vende sua mão de obra e se escraviza por um salário e passasse a ser um mestre que não precisa de recompensa material.
Gostaria que minhas notas dadas aos alunos fossem interpretadas como incentivo a estudar mais ou como prêmio por terem se aplicado.
Gostaria de ser apontado na rua como aquele que através de sua dedicação fosse reconhecido por mudar o destino ou de auxiliar na direção de uma vida melhor de seus alunos.
Gostaria de aprender a ensinar também aos meus filhos.
Gostaria que meu conhecimento valesse alguma coisa e que se aplicado na bolsa rendesse muito mais conhecimento.
Gostaria que meus livros fossem, após a minha morte, doados para uma biblioteca e que na estante que ficassem destinasse um canto para meu nome.
Gostaria que a escola não fosse um espaço de sofrimento obrigatório e sim um Oasis de felicidade e que o aprender fosse um processo semelhante ao saciar a sede.
Gostaria que o aluno não buscasse a universidade como um dispositivo de melhores possibilidades no mercado de trabalho e sim como uma lente para enxergar um horizonte maior e mais bonito.
Na verdade, eu gostaria mesmo era de ser um verdadeiro mestre!

Nenhum comentário: