terça-feira, 13 de outubro de 2009

15 de Outubro Dia do Mestre!

De Caixa suspensa
Um dia me disseram para ser professora, sim, EU, indisciplinada, insubordinada, desleixada e bicho grilo, professora de alguém! Bem lá fui eu! Lembro bem do colégio, lá em São João. Luther King! A diretora era fantástica, D Nadir, nossa quanta saudade... me acolheu com toda paciência do mundo! Seu esposo, Sr Gil, pastor, político, sempre muito sério, andava de fininho pelos corredores, quase não se ouvia, ai quando me encontrava sentada em cima da mesa, e lógico via quando eu pulava e dava um sorrisinho sem graça, falava PROFESSOOOOOOOOOORA.... Logo no início eu avisava, olha sou enfermeira, não sou professora, é um enorme prazer ensinar a vcs o que faço, mas minha didática é "só vai aprender quem tiver afim de saber". Ai, óbvio que a cola rolava solta. quem não queria nada deitava e rolava, mas poxa, eu não tenho como obrigar a um adolescente a ser Enfermeiro! Ou se quer ou não vai rolar! Ainda tinham as gincanas, semanas de ciências que involuntariamente eu me doava de tal maneira que não se sabia quem era aluno, ou professor! Nossa sinto muito falta deles! E o melhor de tudo foi que deu certo! Tenho muitos amigos hoje, que foram meus alunos um dia! Ainda recebo pedidos e conselhos! Ainda recebo muito carinho! E no final das contas foram 5 anos de muita felicidade! D. Nadir, Sr Gil, onde estiverem hoje, MUITO OBRIGADO! Sem vcs eu não teria conseguido! E sim gente, sou enfermeira e PROFESSORA!
Ser mestre.
Por Elielso de Sousa

Neste dia do mestre eu gostaria de fazer um pedido aos grandes mestres que habitam o Olimpo.
Gostaria de ser realmente um mestre.
Deixaria de ser um simples trabalhador da educação, passaria a ensinar, não apenas a disciplina que suponho saber, mas ensinar principalmente sobre a vida.
Gostaria de ser um agricultor e plantar conhecimento.
Gostaria de deixar de ser alguém que gosta de rabiscar desenhos no papel e ser um pintor de verdade, pintando a vida mais colorida. Gostaria de ser escultor para esculpir a felicidade.
Gostaria de ser arquiteto para que o saber fosse visto realmente como uma construção sólida e bonita.
Gostaria de ser um super enfermeiro para cuidar das feridas provocadas pela falta da educação e médico para curar a ignorância.
Gostaria de ser um biólogo para ser exemplo de como cuidar da terra e de todos os seres vivos. Gostaria de ser um psicólogo sagaz para rapidamente compreender as necessidades das pessoas.
Gostaria de ser um bom motorista para guiar uma grande condução para levar meus alunos a todos os laboratórios do mundo e da vida.
Gostaria de ser um advogado para defender os direitos daqueles que gostariam de aprender e promover a justiça necessária aqueles que se aproveitam das verbas da educação.
Gostaria de deixar de ser alguém que gosta de filosofia e ser um filósofo para difundir novas teorias e pensamentos revolucionários.
Gostaria de deixar de ser um professor popular legal e passar a ser um bom exemplo de profissional, de homem e de ser humano.
Gostaria de deixar de ser um simples trabalhador e ser respeitado enquanto um grande profissional, responsável pela profissão que escolheu.
Gostaria de deixar de pedir as pessoas para que me permitam falar e ouvir alguém me pedir para que eu exponha minhas idéias.
Gostaria de deixar de ser um simples professor que vende sua mão de obra e se escraviza por um salário e passasse a ser um mestre que não precisa de recompensa material.
Gostaria que minhas notas dadas aos alunos fossem interpretadas como incentivo a estudar mais ou como prêmio por terem se aplicado.
Gostaria de ser apontado na rua como aquele que através de sua dedicação fosse reconhecido por mudar o destino ou de auxiliar na direção de uma vida melhor de seus alunos.
Gostaria de aprender a ensinar também aos meus filhos.
Gostaria que meu conhecimento valesse alguma coisa e que se aplicado na bolsa rendesse muito mais conhecimento.
Gostaria que meus livros fossem, após a minha morte, doados para uma biblioteca e que na estante que ficassem destinasse um canto para meu nome.
Gostaria que a escola não fosse um espaço de sofrimento obrigatório e sim um Oasis de felicidade e que o aprender fosse um processo semelhante ao saciar a sede.
Gostaria que o aluno não buscasse a universidade como um dispositivo de melhores possibilidades no mercado de trabalho e sim como uma lente para enxergar um horizonte maior e mais bonito.
Na verdade, eu gostaria mesmo era de ser um verdadeiro mestre!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

 
Sou uma mulher madura
Que as vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura
Que as vezes anda de salto alto
Sou uma mulher que balança
Sou uma criança que atura
(Marta Medreiros)
Posted by Picasa

FELIZ DIA DA CRIANÇA!

 
Dia da criança, é para brincar! O que importa sua idade? É sempre bom correr, comer jujuba, tomar banho de chuva, andar descalso, fazer pirraça! Não pensar em trabalho, chefe chato, conta pra pagar! Ridículo é quem diz que não temos mais o direito de brincar! Hoje libere a criança que existe dentro de vc!
Posted by Picasa

domingo, 20 de setembro de 2009

 
Domingo de folga, nossa quanto tempo!
Arrumar o quarto? Pra que?
Pensar? Ler? Postar? Plantar? Piscina? Praia?
Nada, e quero é assim, um nada, uma paz, uma ausência...
Para que se preocupar, olhar relógio, correr, definitivamente não!
Hoje é o meu dia, e eu serei somente FELIZ!
Posted by Picasa

UAU!

 
Posted by Picasa
"Não sei...
se a vida é curta ou longa demais pra nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não
seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira,
pura...enquanto durar....“
[Cora Coralina]