segunda-feira, 28 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
COMO SER LEGAL
"Como Ser Legal" é o nome do livro que o escritor inglês Nick Hornby lançou este ano. Conta a história de um cara que era um chato e que, quando percebe que seu casamento está indo para as cucuias, resolve se transformar num benfeitor, num boa praça: e se torna mais chato ainda.
Todo mundo quer ser legal, e todo mundo se ferra na empreitada. É difícil ser legal o tempo inteiro. A gente consegue ser legal a maior parte do tempo, mas aí faz uma besteira e pronto: tudo o que você fez de bom é imediatamente esquecido e você se torna apenas aquele que fez a grande besteira. Aí você precisa de mais uns dois meses sendo exclusivamente legal para todo mundo esquecer da besteira. E quando eles esquecem, você faz outra, claro.
Mas você é legal. Você é simpático com os amigos, dá sempre uma força quando eles precisam. Você puxa papo com o garçom, abre a porta do elevador para sua vizinha entrar, você acaricia a cabeça das criancinhas, você é fiel à sua namorada, você até empresta seus discos. Você é 24 horas por dia legal, até o momento em que sua mãe pede para você almoçar na casa dela, você vai e diz que o suflê está intragável. Está mesmo. Mas ela diz que você fala isso só para implicar, aí você pede desculpas, aí ela diz que você nunca aparece e quando aparece é para reclamar, aí você diz para ela parar de fazer chantagem emocional e aí ela corre para o quarto chorando e você, que achava que sua mãe já estava na menopausa, descobre que ela ainda sofre de TPM.
Tem hora que é imprescindível chutar o balde. Tem hora que é fundamental deixar a verdade nua e crua vir à tona. Tem hora que você precisa dizer para sua namorada: eu te adoro, mas quero ficar sozinho hoje à noite, qual é o problema? O problema é que ela passa a te odiar. E você passa a achar que não tem vocação pra ser legal o tempo inteiro. E é verdade. Ninguém tem. É cansativo. Desgastante. Já somos legais à beça por tentar. Tem gente que nem isso.
Martha Medeiros
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Rezemos
Oração de quem descobre que está envelhecendo.
(Ele ou Ela)
Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo...
Sendo assim, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo, em toda e qualquer ocasião.
Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer pôr em ordem a vida dos outros. Ensina-me a pensar nos outros e a ajudá-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.
Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos, e que só se preserva os amigos e os filhos quando não há intromissão na vida deles.
Livra-me, também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias e dá asas a minha imaginação... para voar diretamente ao ponto que interessa.
Não me permita falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças..
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa.
Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir muito.
Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.
Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errado(a) em algumas ocasiões.
Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.
Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
Mantenha-me o mais amável possível.
Livrai-me de ser santo(a).
É difícil conviver com santos!
Mas um(a) velho(a) rabugento(a), Senhor,
é obra prima do diabo!
Poupe-me, por misericórdia!
E proteja-me contra os mal intencionados...
Assim seja! Ai... Ai... Ai!
Ufa...!
DOAÇÂO
Quando amar, ame o mais profundamente que puder.
Quando falar, fale o que for realmente necessário.
Quando sorrir, procure sorrir com os olhos também.
Quando inventar algo, procure pensar nas pessoas que ajudará com seu invento.
Quando pensar em desistir, lembre-se da luta que foi começar. E não desista!
Quando quiser se declarar a alguém, faça isso sem medo do que pensarão de você.
Quando sonhar, sonhe bem alto, bem longe.
Quando for partir, não diga "adeus": diga que tudo foi maravilhoso.
Quando abraçar um amigo, abrace com todo carinho e lembre do abraço por toda a vida!
Quando precisar de ajuda, não se envergonhe em pedir socorro: sua humildade vale a vitória.
Quando sentir raiva de alguém, peça luz em oração para esta pessoa.
Quando tentar algo de novo na vida, tente pra valer, arrisque-se e viva intensamente.
Quando você precisar de um amigo, lembre-se de que os verdadeiros amigos, mesmo que não estejam aí, do seu lado, estão torcendo por você e pela sua felicidade!
domingo, 6 de junho de 2010
sobre estra só
Hoje não trago flores nem estou engraçadinha. Fruto de uma TPM talvez, ou de quem realmente está cansada de bater cabeça e tomar banda por ai.
Um velho provérbio diz que “Quando nem o diabo te quer, só Deus” ou, um outro, “Você vai para igreja por amor ou por dor”. Cansada de ser sacaneada, ignorada, pisada e mal tratada, resolvi ir a missa. Recarregarei minhas baterias, pensei.
Doce ilusão, depois me arrumar, pegar o ônibus, resolvi ligar pro meu pai e saber se estava certa no horário... pra que?? O dia que ele atender uma ligação minha ai sim não precisarei ir a lugar nenhum pois o milagre já foi feito! Ele nunca me atende! Acho que só lembra as vezes que existo. Isso pra não aumentar minha tristeza, porque na verdade amigos, ele não lembra de mim nunca. Esta sempre ocupado com sua família, meu avô velhinho e minha irmã, essa sim menina de sorte, que pode conhece-lo, conviver com ele, sentar no seu colo e ouvir suas histórias, só não tenho mais inveja dela porque deve ser um saco ser filha da moça. Ou não, bem as vezes ela é legal, tão legal que sempre quer saber o quero com ele, e, quando preciso muito de uma informação urgente ligo pros dois! Claro que ela sempre retorna! Confirmo então o horário da missa e descubro que não era aquele que eu estava indo. Já havia acabado!
Ali estou, sentada no ônibus, indo a parte alguma... puxo a cigarra e desço imediatamente. Já ficando um pouco mais entristecida, lembro que tem uma outra igreja ali perto. Decido ir caminhando pois a distância é curta e vou pensando nos propósitos de Deus em minha vida.
Lá chegando, vi que o culto estava terminando... é pelo jeito o proverbio é outro, “Nem o diabo nem Deus me quer”. E assim sigo caminhando tomando consciência do quanto estou só no mundo.
Sabe, quando nos sentimos solitários, sabemos que temos uma Mão Maior que nos sustenta e prepara o nosso dia de amanhã, mas quando nos damos conta que esse fio mágico, o tal cordão de prata ou como quiser chamar, não existe abre um enorme buraco no seu chão.
Me senti em queda livre e assim estou agora, plainando. Tentando entender. Tentando olhar a solidão absoluta de frente. Ela fria e feia. Aperta minha garganta. Não preciso provar nada a ninguém, porque de hoje em diante, provarei só a mim mesma.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
REFLITA
Teses de Guerdjef - Auto Ajuda
Há alguns meses, eu recebi um e-mail de auto-ajuda, que me fez refletir... Aí resolvi guardá-lo e sempre eu leio, para re-lembrá-lo.
Segue abaixo as Teses de Gerdjef para uma vida melhor:
1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.
4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.
5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa,no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos,o eterno mestre de cerimônias.
7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas..
8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo,mas não é a sua própria identidade.
12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.
13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!
MAQUIAGEM NO ÔNIBUS, VC CONSEGUE?
Amigas, quem acorda muito cedo sabe o que são cinco minutos, agora imaginem quinze! Sim queridas, quinze preciosos minutos serão economizados se você se maquiar no ônibus!
Difícil? Quase nada! Comece pelo possível, aprimore-se, permita-se e quando menos se preocupar estará fazendo o impossível, que no caso supracitado, seria uma pele jovem, saudável, com tons bronzeados e uma boca linda carnuda e apetitosa!
Afinal, mesmo trabalhando confinadas, todos os dias da semana, queremos mostrar uma imagem de calçadão, não é mesmo? Ah aquelas belas mulheres que não fazem nada pra ninguém e apenas caminham olhando o mar ahhhh... esqueçam, que tédio. Vidas vazias e fúteis não combinam conosco! Bem voltemos a realidade.
Escolha um banco no meio do ônibus, esqueçam os bancos altos, eles tem rodas sob o piso e vão pular demais. Observe a iluminação! Alguns ônibus de manhãzinha só acendem um jogo de lâmpadas e você não vai querer sentar a sombra não é mesmo? Já chega a meia luz do banheiro, não podemos passar por isso de novo!
Se você for uma mulher de sorte, e puder sair de casa, após o nascer do sol, sente do lado oposto, pois a incidência solar não vai favorece-la.
Afaste-se de bancos que tenham pessoas conversando ou emocionais, risos e lágrimas poderão distrair nossa atenção. Evite as que leem jornais, uma folha que voe já poderá trazer resultados ruins se você estiver com o lápis de olho tentando acertar suas pálbebras, imagine um rímel! Fuja dos bancos de corredor, porque bolsas afoitas também poderão lhe atingir e nem teremos água e sabão para corrigir o estrago!
Com essas observações e sabendo que nem todas poderão pegar o ônibus no ponto final, observo que sempre deveríamos carregar conosco lenços demaquilantes! Ok eu sei que sua bolsa já se parece uma pequena mala de viajem e o pior sem rodinhas! Mas pense nos benefícios, já que até podemos chegar de cara limpa, mas como palhaças nunca! Vale a dica de ter um plano de saúde e o telefone de um oftalmologista de emergência! Um pouco de precaução nunca é demais, principalmente nas primeiras tentativas.
O espelho do pó é sempre um grande aliado. Cuide para que esteja sempre limpo. Ele servirá para nos guiar durante todo o processo, mas lembre-se de treinar habilidades para segurar várias coisas com uma das mãos. Acho que o Criador poderia ser mais generoso, cinco dedos são poucos, mas com um pouco de exercício acabamos por nos acostumar. Experimente no expediente segurar a xícara do café, o pires e a colherinha com a mão esquerda e uma caneta, um envelope e o adoçante com a direita, agora, adoce! Se não conseguir, pense no lado positivo, quem sabe aquele bonitão da mesa ao lado não lhe oferece ajuda para segurar alguma coisa, pode ser ótimo para começar uma conversa.
Outro item importante é conhecer o caminho, calcule o tempo de sua viajem, afinal você tem um rosto e não hemiface, programe-se. Se possível grave trechos mais acidentados para observação do resultado ou tonalidade do blush e das sombras.
Muito cuidado ao passar o batom. Nada de biquinhos, beijinhos ou carinha de danada. Não faça nada por empolgação. Este artefato tem a propriedade de nos transformar, liberar feras nos dar poder, talvez por isso os palhaços tenham aquela pintura enorme na boca, mas acorde, estamos no ônibus e com certeza algumas pessoas observam todos os nossos atos.
Bem está chegando a hora de saltar. Seu trabalho está bem à frente e você já esta linda. Comece a guardar tudo faltando dois pontos para descer ou poderá se atrapalhar e deixar alguma caixinha mágica cair ou pior, passar do ponto e ter que andar, ficar suada, rosto brilhando e ter que recomeçar o processo. Uma última olhadinha no espelho e la vamos nós. Poderosas mulheres trabalhadoras.
Difícil? Quase nada! Comece pelo possível, aprimore-se, permita-se e quando menos se preocupar estará fazendo o impossível, que no caso supracitado, seria uma pele jovem, saudável, com tons bronzeados e uma boca linda carnuda e apetitosa!
Afinal, mesmo trabalhando confinadas, todos os dias da semana, queremos mostrar uma imagem de calçadão, não é mesmo? Ah aquelas belas mulheres que não fazem nada pra ninguém e apenas caminham olhando o mar ahhhh... esqueçam, que tédio. Vidas vazias e fúteis não combinam conosco! Bem voltemos a realidade.
Escolha um banco no meio do ônibus, esqueçam os bancos altos, eles tem rodas sob o piso e vão pular demais. Observe a iluminação! Alguns ônibus de manhãzinha só acendem um jogo de lâmpadas e você não vai querer sentar a sombra não é mesmo? Já chega a meia luz do banheiro, não podemos passar por isso de novo!
Se você for uma mulher de sorte, e puder sair de casa, após o nascer do sol, sente do lado oposto, pois a incidência solar não vai favorece-la.
Afaste-se de bancos que tenham pessoas conversando ou emocionais, risos e lágrimas poderão distrair nossa atenção. Evite as que leem jornais, uma folha que voe já poderá trazer resultados ruins se você estiver com o lápis de olho tentando acertar suas pálbebras, imagine um rímel! Fuja dos bancos de corredor, porque bolsas afoitas também poderão lhe atingir e nem teremos água e sabão para corrigir o estrago!
Com essas observações e sabendo que nem todas poderão pegar o ônibus no ponto final, observo que sempre deveríamos carregar conosco lenços demaquilantes! Ok eu sei que sua bolsa já se parece uma pequena mala de viajem e o pior sem rodinhas! Mas pense nos benefícios, já que até podemos chegar de cara limpa, mas como palhaças nunca! Vale a dica de ter um plano de saúde e o telefone de um oftalmologista de emergência! Um pouco de precaução nunca é demais, principalmente nas primeiras tentativas.
O espelho do pó é sempre um grande aliado. Cuide para que esteja sempre limpo. Ele servirá para nos guiar durante todo o processo, mas lembre-se de treinar habilidades para segurar várias coisas com uma das mãos. Acho que o Criador poderia ser mais generoso, cinco dedos são poucos, mas com um pouco de exercício acabamos por nos acostumar. Experimente no expediente segurar a xícara do café, o pires e a colherinha com a mão esquerda e uma caneta, um envelope e o adoçante com a direita, agora, adoce! Se não conseguir, pense no lado positivo, quem sabe aquele bonitão da mesa ao lado não lhe oferece ajuda para segurar alguma coisa, pode ser ótimo para começar uma conversa.
Outro item importante é conhecer o caminho, calcule o tempo de sua viajem, afinal você tem um rosto e não hemiface, programe-se. Se possível grave trechos mais acidentados para observação do resultado ou tonalidade do blush e das sombras.
Muito cuidado ao passar o batom. Nada de biquinhos, beijinhos ou carinha de danada. Não faça nada por empolgação. Este artefato tem a propriedade de nos transformar, liberar feras nos dar poder, talvez por isso os palhaços tenham aquela pintura enorme na boca, mas acorde, estamos no ônibus e com certeza algumas pessoas observam todos os nossos atos.
Bem está chegando a hora de saltar. Seu trabalho está bem à frente e você já esta linda. Comece a guardar tudo faltando dois pontos para descer ou poderá se atrapalhar e deixar alguma caixinha mágica cair ou pior, passar do ponto e ter que andar, ficar suada, rosto brilhando e ter que recomeçar o processo. Uma última olhadinha no espelho e la vamos nós. Poderosas mulheres trabalhadoras.
Assinar:
Postagens (Atom)