sábado, 12 de junho de 2010

COMO SER LEGAL

 

"Como Ser Legal" é o nome do livro que o escritor inglês Nick Hornby lançou este ano. Conta a história de um cara que era um chato e que, quando percebe que seu casamento está indo para as cucuias, resolve se transformar num benfeitor, num boa praça: e se torna mais chato ainda.

Todo mundo quer ser legal, e todo mundo se ferra na empreitada. É difícil ser legal o tempo inteiro. A gente consegue ser legal a maior parte do tempo, mas aí faz uma besteira e pronto: tudo o que você fez de bom é imediatamente esquecido e você se torna apenas aquele que fez a grande besteira. Aí você precisa de mais uns dois meses sendo exclusivamente legal para todo mundo esquecer da besteira. E quando eles esquecem, você faz outra, claro.

Mas você é legal. Você é simpático com os amigos, dá sempre uma força quando eles precisam. Você puxa papo com o garçom, abre a porta do elevador para sua vizinha entrar, você acaricia a cabeça das criancinhas, você é fiel à sua namorada, você até empresta seus discos. Você é 24 horas por dia legal, até o momento em que sua mãe pede para você almoçar na casa dela, você vai e diz que o suflê está intragável. Está mesmo. Mas ela diz que você fala isso só para implicar, aí você pede desculpas, aí ela diz que você nunca aparece e quando aparece é para reclamar, aí você diz para ela parar de fazer chantagem emocional e aí ela corre para o quarto chorando e você, que achava que sua mãe já estava na menopausa, descobre que ela ainda sofre de TPM.

Tem hora que é imprescindível chutar o balde. Tem hora que é fundamental deixar a verdade nua e crua vir à tona. Tem hora que você precisa dizer para sua namorada: eu te adoro, mas quero ficar sozinho hoje à noite, qual é o problema? O problema é que ela passa a te odiar. E você passa a achar que não tem vocação pra ser legal o tempo inteiro. E é verdade. Ninguém tem. É cansativo. Desgastante. Já somos legais à beça por tentar. Tem gente que nem isso.
Martha Medeiros
Posted by Picasa

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rezemos

 


Oração de quem descobre que está envelhecendo.
(Ele ou Ela)


Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo...
Sendo assim, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo, em toda e qualquer ocasião.
Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer pôr em ordem a vida dos outros. Ensina-me a pensar nos outros e a ajudá-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.
Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos, e que só se preserva os amigos e os filhos quando não há intromissão na vida deles.
Livra-me, também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias e dá asas a minha imaginação... para voar diretamente ao ponto que interessa.
Não me permita falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças..
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa.
Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir muito.
Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.
Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errado(a) em algumas ocasiões.
Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.
Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
Mantenha-me o mais amável possível.
Livrai-me de ser santo(a).
É difícil conviver com santos!
Mas um(a) velho(a) rabugento(a), Senhor,
é obra prima do diabo!
Poupe-me, por misericórdia!
E proteja-me contra os mal intencionados...
Assim seja! Ai... Ai... Ai!
Ufa...!
Posted by Picasa

DOAÇÂO

 

Quando amar, ame o mais profundamente que puder.
Quando falar, fale o que for realmente necessário.
Quando sorrir, procure sorrir com os olhos também.
Quando inventar algo, procure pensar nas pessoas que ajudará com seu invento.
Quando pensar em desistir, lembre-se da luta que foi começar. E não desista!
Quando quiser se declarar a alguém, faça isso sem medo do que pensarão de você.
Quando sonhar, sonhe bem alto, bem longe.
Quando for partir, não diga "adeus": diga que tudo foi maravilhoso.
Quando abraçar um amigo, abrace com todo carinho e lembre do abraço por toda a vida!
Quando precisar de ajuda, não se envergonhe em pedir socorro: sua humildade vale a vitória.
Quando sentir raiva de alguém, peça luz em oração para esta pessoa.
Quando tentar algo de novo na vida, tente pra valer, arrisque-se e viva intensamente.
Quando você precisar de um amigo, lembre-se de que os verdadeiros amigos, mesmo que não estejam aí, do seu lado, estão torcendo por você e pela sua felicidade!
Posted by Picasa

domingo, 6 de junho de 2010

BANHO JÁ

 
Posted by Picasa

sobre estra só

 

Hoje não trago flores nem estou engraçadinha. Fruto de uma TPM talvez, ou de quem realmente está cansada de bater cabeça e tomar banda por ai.
Um velho provérbio diz que “Quando nem o diabo te quer, só Deus” ou, um outro, “Você vai para igreja por amor ou por dor”. Cansada de ser sacaneada, ignorada, pisada e mal tratada, resolvi ir a missa. Recarregarei minhas baterias, pensei.
Doce ilusão, depois me arrumar, pegar o ônibus, resolvi ligar pro meu pai e saber se estava certa no horário... pra que?? O dia que ele atender uma ligação minha ai sim não precisarei ir a lugar nenhum pois o milagre já foi feito! Ele nunca me atende! Acho que só lembra as vezes que existo. Isso pra não aumentar minha tristeza, porque na verdade amigos, ele não lembra de mim nunca. Esta sempre ocupado com sua família, meu avô velhinho e minha irmã, essa sim menina de sorte, que pode conhece-lo, conviver com ele, sentar no seu colo e ouvir suas histórias, só não tenho mais inveja dela porque deve ser um saco ser filha da moça. Ou não, bem as vezes ela é legal, tão legal que sempre quer saber o quero com ele, e, quando preciso muito de uma informação urgente ligo pros dois! Claro que ela sempre retorna! Confirmo então o horário da missa e descubro que não era aquele que eu estava indo. Já havia acabado!
Ali estou, sentada no ônibus, indo a parte alguma... puxo a cigarra e desço imediatamente. Já ficando um pouco mais entristecida, lembro que tem uma outra igreja ali perto. Decido ir caminhando pois a distância é curta e vou pensando nos propósitos de Deus em minha vida.
Lá chegando, vi que o culto estava terminando... é pelo jeito o proverbio é outro, “Nem o diabo nem Deus me quer”. E assim sigo caminhando tomando consciência do quanto estou só no mundo.
Sabe, quando nos sentimos solitários, sabemos que temos uma Mão Maior que nos sustenta e prepara o nosso dia de amanhã, mas quando nos damos conta que esse fio mágico, o tal cordão de prata ou como quiser chamar, não existe abre um enorme buraco no seu chão.
Me senti em queda livre e assim estou agora, plainando. Tentando entender. Tentando olhar a solidão absoluta de frente. Ela fria e feia. Aperta minha garganta. Não preciso provar nada a ninguém, porque de hoje em diante, provarei só a mim mesma.
Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de junho de 2010

REFLITA

 
Teses de Guerdjef - Auto Ajuda
Há alguns meses, eu recebi um e-mail de auto-ajuda, que me fez refletir... Aí resolvi guardá-lo e sempre eu leio, para re-lembrá-lo.

Segue abaixo as Teses de Gerdjef para uma vida melhor:

1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa,no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos,o eterno mestre de cerimônias.

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas..

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo,mas não é a sua própria identidade.

12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.

14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!
Posted by Picasa